por Vitor Hugo Japa

Padronize os seus usernames e identifique-se no meio da multidão!

Um guia prático de como validar e cadastrar o mesmo nome de usuário para todos os seus perfis e contas na web


Você lembra a última vez que você memorizou um número de telefone? E naquela época a tela do celular já tinha cor?😅

Para muitas coisas o nosso cérebro se acostumou esquecer. Isso acontece com endereços de site, e-mails e telefones.

Pra quê memorizar endereços e números se o Google está aí pra isso, não?

Em contrapartida, nunca foi tão importante memorizar nomes. Por mais que os computadores estejam aí pra ajudar a gente a lembrar, pelo menos a letra inicial do nome você vai ter que saber pro sistema sugerir alguém nos campos de texto  — É aí que entra em cena o “username”.

Eu te digo, não é fácil achar um username que ainda não tenha sido usado. Por mais que você tente, alguém já registrou todas as formas do seu nome no Facebook.

Essa questão começou a me deixar inquieto a medida que eu me cadastrava em mais e mais serviços e sites na internet com usernames diferentes para tudo.

Padronizar é útil, demonstra organização e autenticidade durante a comunicação da sua marca ou perfis profissionais. Padronizar username para as empresas é ainda mais difícil e importante, para não surgirem coisas como @empresaOficial @empresa e @empresa_oficial

Para padronizar é simples e compartilho 7 passos simples para alcançar isso para o seu marketing pessoal e do seu negócio.

Esqueça os números

Eu posso colocar uma lista de motivos para não usar números no username, basta observar que nós não somos bons em memorizar números. Então por que usar números em um troço que se chama username? Se fosse o oposto seria “usernumber”.

É um tanto óbvio mas provavelmente por preguiça ainda existem pessoas com e-mails como “rafaelsanto19@yahoo.com” ou “rosanasilva2015@hotmail.com”. Quando se vê um e-mail com data é pior ainda porque você fica imaginando se no ano seguinte a pessoa vai criar outro e-mail para “atualizar” o troço – apenas diga não aos números no seu username.

Você tem um sobrenome diferente? Ótimo!

Muitas pessoas podem achar que se usar um sobrenome difícil de falar ou escrever será ruim. Pois eu digo que não, e explico o motivo. A verdade é que ninguém digita muita coisa até o final, o computador faz isso .

Quando você digita “@t” em qualquer rede social ou aplicativo, logo aparece aquela lista com todos as pessoas mais próximas de serem um dos seus contatos. Esse cara pode ser desde o “@tiagoschneider” até o “@tiagoschepanick” —  Fique tranquilo se ninguém sabe ler seu nome, o importante é ser familiar ao público que quer te achar.

Um sobrenome diferente é ótimo para obter essa singularidade tão desejada no seu username.

Abrace o seu apelido

Se você é alguém como eu que optou por não usar o sobrenome no username, talvez o apelido seja uma boa. Não esqueça que você vai usar o perfil profissionalmente também, então o apelido tem que ser adequado.

Tem que ser sonoro

Evite combinar palavras formando um som feio de falar e ouvir (cacofônico).

Seja esperto, use ferramentas!

Depois de pensar em alguns nomes eu me perguntei: “Ok. Como eu faço pra saber se esses usernames estão disponíveis em todos os serviços que eu preciso?”

Simples meu caro leitor, Google por: “username check” ou “username validator”. Existem diversos serviços gratuítos na internet como o http://namechk.com para verificar se o username escolhido estará disponível no site e aplicativo que você precisa. Teste os nomes que você escolheu e comece a cadastrar!

Namech_k verificar se o username que você deseja está disponível ou não

Compre um domínio

Se você é da área de tecnologia, quer ter um blog um dia ou quer publicar sobre o seu trabalho na internet — Compre o domínio com o seu nome de usuário.

No meu caso eu optei pelo “.com” mas já pensei em comprar um domínio do Panamá para ficar com estilo: “vitorhugoja.pa”

Um domínio “.com.br” é fácil de ter e custa em média trinta reais por ano. Você pode registrar por conta própria no registro.br.

Pague o preço da mudança

Quando eu fiz a mudança padronizando os meus nomes de usuário para @vitorhugojapa não foi fácil. Eu tive que abrir mão de alguns perfis que eu já tinha a algum tempo, educar os meus contatos a enviar e-mail para um novo e-mail, gastar horas preenchendo formulários de cadastro e por aí vai.

O que eu posso dizer para você sobre isso é: valeu muito à pena.Hoje quando um serviço relevante é lançado, eu logo me cadastro e já pego meu nome de usuário pra garantir. Nem preciso ficar gastando meu tempo pensando no que escrever no username pois fiz o dever de casa anos atrás.

acesse o Namechk e comece!

Foto da capa por Carson Arias


Escrever comentário sobre Padronize os seus usernames e identifique-se no meio da multidão!