por Vitor Hugo Japa

Fique em paz com as cores do seu projeto no Sketch

Dicas de plugins úteis para aumentar a produtividade no design de interfaces e alcançar mais consistência nos seus componentes.


Toda identidade de um produto ou uma marca que se prese tem as suas cores bem definidas.

As vezes essas cores podem ser duas, quatro ou até mesmo uma cor primordial. Fato é que independente se a marca tem uma cor predominante no material de Marketing, o designer terá de lidar com vermelhos, verdes, azuis e principalmente todos os tipos de cinzas para construir a interface.

Então tenha ou não o produto, uma definição dessas cores, o designer terá de “tirar isso de algum lugar”. É aí “ladies and gentlemen” que boas ferramentas para articular as cores do projeto são importantes para o profissional não cair na cilada de ficar testando cores, componente por componente, e focar realmente na solução de problemas.

 

Sketch Palettes

Esse plugin do Product Designer (e dev) Andrew Fiorillo entrega uma produtividade fantástica para que o designer exporte e importe cores, texturas e padrões entre projetos rapidamente.

Outra função interessante é a possibilidade de limpar as cores já cadastradas em um documento. Isso substitui alguns minutos de penúria arrastando quadradinhos para fora da interface no Sketch.

Este plugin teve um papel muito importante na aplicação da nova marca e suas cores, em diversos produtos que eu estava trabalhando. Importar a nova paleta de cores para os arquivos de projetos já existentes foi uma tarefa tranquila com a ajuda do Sketch Palettes.

Para quem usa o Craft, que também tem uma função similar de paletas de cores, vai gostar de saber que até a inVision recomenda o Sketch Palettes aqui.

Baixe o Sketch Palettes

 

Sketch Replace Colour

Imagine que você desenhou 50 telas de um projeto e descobriu depois que em certas telas, os tons de cinza prejudicaram a legibilidade por falta de contraste e agora vai ter de trocar tudo, linhas, sombras, preenchimentos e cores de fontes. 😓

Fica frio meu caro e minha cara designer! Este problema foi solucionado pelo dev Lewis Howles. Replace Colour faz a maravilha de trocar uma cor existente por outra, em todos os artboards e símbolos de um documento: preenchimento, cores de texto e linhas.

Não é só no momento de revisão que ele é útil. Para iniciar um projeto ele se revela um grande aliado da produtividade.

Imagine que você está começando um novo app para iOS ou Android. Os modelos e símbolos possuem uma cor padrão que regularmente iremos modificar por outra. Com o Replace Colour você inicia o projeto tendo a certeza de que todos os componentes mudaram a cor corretamente para absorver a identidade do aplicativo que você irá desenhar.

Use isto diariamente nos seus projetos – produtividade garantida.

Baixe o Sketch Replace Colour

Foto da capa por Scott Webb


Escrever comentário sobre Fique em paz com as cores do seu projeto no Sketch